Consciência


VÍCIOS
Perigos para você e para o mundo


Inspirado por Srila B.A. Paramadvaiti Swami, fundador do VRINDA.

1. Cobiça
Um forte desejo, que nunca é satisfeito, de possuir ou conseguir bens materiais. A partir desse desejo inicia-se a insaciável busca de satisfazer o ego através daquilo que não se tem. Surge a compulsão pelas compras: telefones, carros, roupas, sapatos, computadores que rapidamente tornam-se desatualizados com uma mudança de moda ou lançamento de outro modelo mais moderno. Com a ambição ilimitada vem à necessidade de ter mais e mais recursos que financiem esse hábito de vida e assim milhares de pessoas se vêem mergulhas cada vez mais em uma jornada de trabalho cada vez mais intensa.
Passa-se a agir não mais guiado por Deus, mas pela ganância e satisfação dos sentidos, vive-se com a ansiedade de obter e o tédio de possuir os objetos de desejo. O que ontem foi sonho hoje é só algo mais.

+ Para saber mais: Leia o Sri Isopanisad de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

2. Açúcar branco
Resulta de diversos processos químicos de purificação e uso de aditivos que eliminam quase por completo todos os nutrientes encontrados em sua matéria prima, a cana de açúcar. É uma substância altamente impura que é composta principalmente por cristais de sacarose (glicose + frutose).  
Devido a esse elevado grau de impureza o corpo humano absorve o açúcar consumido rapidamente e isso faz com que haja uma rápida elevação nos níveis de glicemia na corrente sanguínea. Para reduzir a quantidade de açúcar no sangue o organismo reage liberando insulina na corrente sanguínea. A insulina é o  hormônio responsável por levar a glicose para o interior das células do corpo onde pode ser utilizada para produzir energia ou ser acumulada para usos futuro (acumulação de gordura).
Em excesso a insulina reduz as taxas de glicemia de maneira tão rápida que abre o apetite e a pessoa come ainda mais estimulando a obesidade. Com o passar dos anos e o consumo constante de elevadas quantidades de açúcar  o organismo torna-se resistente a insulina e desenvolve-se a diabetes. Além disso o consumo de açúcar pode gerar vício uma vez que ele é associado a liberação de dopamina e serotonina, substâncias produzidas no cérebro que estimulam a sensação de prazer e bem estar.
Destaca-se também que algumas marcas de açúcar utilizam no seu refinamento cinzas purificadas obtidas a partir de ossos de animais. Em muitos rótulos de produtos que consumimos observa-se na lista de ingredientes o uso do açúcar invertido. Esse tipo de açúcar apresenta a mesma composição química (glicose e frutose) que o açúcar comum, porém no açúcar invertido as moléculas estão organizadas de maneira diferente. Isso dá ao açúcar invertido um maior poder adoçante. Esse  produto é usado industrialmente em bolos, balas, iogurtes, pães e outros  pois ele proporciona maior umectância, sem deixar que o produto resseque ou cristalize.

+ Para saber mais: Leia Sugar Blues de William Dufty publicado em 1975

3. Farinha branca e arroz branco
Tanto o arroz como a farinha branca passam por processos químicos de refino que eliminam praticamente todos os nutriente da matéria prima original e acrescenta aditivos químicos clarificantes. O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. porém o processo de refinação remove essas estruturas do grão, restando apenas o endosperma, que contém basicamente amido. No organismo esse amido transforma-se em glicose que em excesso atua contribui para o desenvolvimento de diabetes e dificulta a absorção de outros nutrientes. Já a farinha branca é fonte de carboidratos, proteínas e quase não possui gordura, porém não contém fibras, o que acaba dificultando o funcionamento do intestino e causa o aumento do peso.

4. Transgênicos
Alimentos que tiveram seus genes modificados em laboratório recebendo genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético afim de atribuir a eles características que não poderiam ser incorporadas de forma natural. Os transgênicos causam desequilíbrios na cadeia alimentar pois não são eliminados pelo processo de seleção natural. Eles são capazes de resistir as pragas e podem ocasionar a morte de populações benéficas ao ser humano, como por exemplo, abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.
Ainda não se pode saber ao certo quais são serão os efeitos colaterais de uma ingestão prolongada deste tipo de alimento. Por exemplo, se o gene que está presente em um milho, num produto que está disponível no mercado, for transferido para a constituição da matéria que nós temos, pode transformar as nossas bactérias contaminadas desta matéria em fábricas permanentes de pesticidas internos ao nosso corpo que durarão por toda a nossa vida.
+ Para saber mais: Campanha Pró Orgânicos da Revolução da Colher http://www.facebook.com/CampanhaProOrganicos2013

5.Sal iodado
O sal de cozinha é obtido a partir da água do mar e através do processo de refinamento e clareamento os nutrientes minerais são perdidos e há o acréscimo iodo e  conservantes que em sua maioria são nocivos a saúde. O excesso de iodo no organismo está associado a casos de Tireoidite e Hipotireoidismo. Essa doença ocorre quando o organismo produz anticorpos contra ele mesmo(a tireóide) surgindo uma inflamação crônica que compromete o funcionamento da glândula tireóide. A ingestão de iodo em excesso durante um período prolongado, acima de três anos, pode provocar o aumento da tireoidite crônica entre as pessoas que têm predisposição genética.
Em 1998, uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aumentou a proporção de iodo no sal. Passou de 40-60 g/kg (microgramas por quilo) para 40-100 g/kg. Em 2003, após estudos comprovarem que havia excesso de iodo na urina da população, os índices foram reduzidos para 20-60 g/kg. A carência de iodo no organismo é considerada um problema de saúde pública visto que pode causar doenças como bócio e ocasionar o nascimento de crianças com rebaixamento mental e surdez de nascimento.
O sal marinho é uma alternativa saudável para o sal iodado visto que não sofre o processo de refinamento ele é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o refinado.
Pode ser encontrado na Zona Cerealista em São Paulo e empórios naturais em geral.

6.Óleos não saudáveis
A fritura transforma a gordura insaturada em gordura saturada, que pode causar diversas doenças quando consumida em excesso. Além disso, a fritura é capaz de produzir uma gordura chamada trans, que está diretamente relacionada com o aumento de doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, má absorção de nutrientes.  O óleo utilizado deve ser aquecido o mínimo de tempo possível e nunca reutilizado. A cada reutilização a produção de gordura trans duplica e ocorre o formação formação de uma substância cancerígena chamada acroleína.
Devido a isso deve evitar o consumo de frituras principalmente em ambientes comerciais onde a prática de reutilização do óleo de fritura não é conhecida. Além disso quando o óleo de cozinha é descartado de maneira inadequada  ele acaba atingido rios e córregos e por ele não se misturar com a água forma uma película superficial que impede a oxigenação da água colocando em risco a vida das espécies de animais que vivem ali.
Opções: óleo de girassol, de coco e de soja da marca Leve (por não ser transgênico)

7. Glutamato Monossódico e Aspartame
Encontrado em quase todos os alimentos industrializados o glutamato monossódico deixa os alimentos processados mais saborosos. Assim como o aspartame o glutamato atua como uma excito-toxina que super excita as células do organismo no momento de seu consumo elevado.  Estudos tem mostrado que o corpo usa o glutamato, um aminoácido, como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e que há também tecidos que respondem ao glutamato em outras partes do corpo.
As anomalias no funcionamento dos receptores de glutamato tem sido associadas a certas enfermidades neurológicas, disfunções de aprendizado, Mal de Alzheimer e distúrbios caracterizado por movimentos musculares anormais espontâneos e irregulares.
Quando um excesso de excito-toxinas de origem alimentar, como glutamato,  caseinato de sódio (caseína) e aspartato do aspartame, são consumidas, os receptores glutâmicos são super-estimulados, produzindo arritmia cardíaca. Quando o estoque de magnésio está baixo, como vemos em atletas, os receptores glutâmicos são muito sensíveis e mesmo níveis pequenos destas excito-toxinas podem resultar em arritmias cardíacas e morte.




8. Caseína
A caseína é a principal proteína encontrada no leite.  Ela corresponde a aproximadamente 80% da proteína encontrada no leite de vaca. A caseína é um aglutinante poderoso, um polímero usado para fazer plásticos, e uma cola ótima para mobílias resistentes ou para colar rótulos em vidro.
É usada como aglutinante em milhares de alimentos industrializados, como "caseinato de alguma coisa”. No corpo humano essa substância deixa o meio ácido causando distúrbios metabólicos que contribuem para o aparecimento de câncer no fígado, além disso aumenta os níveis de colesterol.

9. Microondas
Estudos comparativos entre aquecimento de alimentos em microondas e forno convencional mostram que aquecer alimentos em microondas é muito prejudicial à saúde. Pesquisas relatam uma grande redução do valor nutricional dos alimentos aquecidos uma vez que a estrutura química dos alimentos é alterada e muitas vezes formam-se novos compostos, até mesmo desconhecidos na natureza. Além disso, há relatos de que a exposição à radiação de microondas causa efeitos como perda de memória, dificuldade de concentração e instabilidade emocional.

10.Cozinhar em Alumínio
As panelas de alumínio liberam quantidades variáveis de alumínio nos alimentos. Diversos fatores como acidez e alcalinidade dos alimentos podem interferir nessa liberação durante o cozimento. Nos utensílios de alumínio existe uma camada superficial formada por óxido de alumínio essa camada dificulta a passagem do alumínio para os alimentos, porém ao utilizar esponjas de aço (Bombril) na limpeza desses objetos essa superfície é removida e aumenta a passagem de alumínio para o alimento.
O mecanismo de toxicidade do alumínio é que ele se liga a enzimas e proteínas no lugar de outros nutrientes, causando desregulagens no metabolismo das células e do organismo como um todo. Alguns sintomas de intoxicação leve por alumínio incluem: diminuição da capacidade intelectual, esquecimento fácil, dificuldade de concentração e perda de massa óssea. O alumínio é uma substância neurotóxica comprovadamente associada a doenças como o Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson.
Uma alternativa a esses utensílios seria o uso de panelas de vidro ou inox.

Opções: panelas de barro ou aço inox

11.Rémédios Alopáticos (sem ter buscado remédios naturais)
Vendidos em farmácias e  utilizados pela medicina tradicional, são produzidos em escala industrial (indústria farmacêutica) ou farmácias de manipulação.  Esses remédios podem apresentar substâncias muito tóxicas ao organismo e causam inumeráveis efeitos colaterais que contribuem muitas vezes para o aparecimento de outros problemas de saúde por vezes até mais graves do que o problema inicial. Uma pesquisa feita nos EUA verificou que efeitos colaterais são responsáveis por maior tempo de internação de pacientes, maiores gastos com saúde e mortalidade atribuída. Devido a isso muitos países proíbem a comercialização de determinados medicamentos contudo no momento em que uma droga é proibida nos países industriais avançados, as companhias farmacêuticas multinacionais simplesmente passam a vendê-la em alguma outra parte de seu mercado mundial.

12.Plásticos
Plásticos tem como matéria prima o petróleo que é uma fonte de energia não renovável e causa diversos problemas de saúde porque quando queimado em incêndios acidentais ou mesmo em processo industrial libera na atmosfera substâncias muito tóxicas a saúde.  Por serem muito resistentes e duráveis são prejudiciais para o meio ambiente pois podem levar mais de 500 anos para serem totalmente degradados pela natureza.
Objetos plásticos são uma das principais causas de entupimento do sistema de captação de águas da chuva contribuindo para alagamentos e enchentes. No meio ambiente marinho causa a morte de muitos animais que confundem sacolas plásticas com alimentos, o que causa a obstrução do trato gastrointestinal, impedindo a passagem de outros alimentos.

13.Ler mentiras, televisão e Facebook
Todos confundem fantasia e realidade e fazem com que o indivíduo gaste muitas e muitas horas envolvidos nestas atividades que geralmente são utilizadas sem fim de adquirir conhecimento ou promover projetos conscientes. O uso inadequado da televisão causa problemas de deficit de atenção e hiperatividade além de estimular a agressividade,  vícios, falta de criatividade,  medo, isolamento social e muita cobiça e inveja  através dos comerciais. Já o uso  de Facebook promove a ansiedade do indivíduo que para manter os amigos o usuário se transforma numa espécie de celebridade que se sente na obrigação de produzir e  divulgar algo novo de si a fim de agradar aos fãs e satisfazer seu ego. Neste caso pesquisas revelam que muitos jovens ao perceber isso pensam em cancelar suas contas no site mas temem perder as novidades e ficar a parte do grupo social.

14.Novelas e seriados
Promove a inversão de valores dando destaque a banalização da família,  matrimônio e vícios dos mais diversos. Estimula sentimentos de cobiça, prática de sexo ilícito, jogos de azar e alimentação carnívora. Tem um poder de atingir a audiência de milhares de pessoas mas não promove a conscientização de sociedade para valores tais como amor ao próximo, respeito a família e adoção de comportamentos menos egoístas.
Observa-se que muitas novelas tornam pessoas alienadas que fogem de sua realidade e se transportam para uma vida fantasiosa que nunca será atingida.

15.Competição por bens de luxo
Conduta proposital que tem o objetivo de ostentar poder e posição privilegiada na sociedade. A pessoa identifica-se cada vez mais com o mundo material através do consumo insaciável por bens desnecessários. Tal comportamento gera apegos e afasta  o desejo por um modo de vida mais simples porém com consciência elevada em projetos humanitários.
Opções: analise se realmente é necessário antes de comprar algo, não seja levado pela propaganda que te faz pensar que precisa de tantas inutilidades. Tenha uma vida simples com pensamento elevado. Prefira os produtos nacionais aos importados, e da China, para valorizar as pessoas mais próximas a você.

16. Desperdício de recursos naturais
A cada dia os recursos fornecidos pela natureza estão se tornando mais escassos.  A falta de cuidado no uso de recursos como água, luz elétrica e alimentos faz com que a extração e produção desses recursos seja cada vez maior contudo com o aumento da população e do consumo fica mais difícil para o meio ambiente recuperar o que lhe foi retirado.
Opções: escolha bem os produtos, aquele que tem menos embalagem, que prejudica menos a Mãe Terra. Se lembre que no transporte do milho, plástico e tantos outros artigos se gasta muitos recursos naturais. Se ocupa muita água na indústria da carne. Seja mais consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário